SAÚDE DE KALUPETEKA EM RISCO: FAMÍLIA PEDE LIBERDADE CONDICIONAL URGENTE
- Portal Destaques
- 24 de set.
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
Em Angola, cresce a preocupação em torno do estado de saúde de José Julino Kalupeteka, líder da seita religiosa “A Luz do Mundo”, condenado em 2016 a 23 anos de prisão pela morte de nove agentes da Polícia Nacional, em Monte Sumi.
Segundo familiares, Kalupeteka terá contraído hepatite em reclusão e encontra-se cada vez mais fragilizado devido à alegada falta de qualidade dos serviços médicos prisionais.
Num áudio divulgado nas redes sociais, o filho do líder religioso, Elias Kanjomba Kalupeteka, descreveu um quadro preocupante:
“O papá está bastante debilitado, ao longo destes dias está mesmo acamado. Não está a conseguir movimentar-se mesmo para nada.”
Kanjomba acrescenta que os cuidados médicos prestados ao pai “não são os mais adequados” e apela ao Estado para que seja concedida a liberdade condicional, permitindo-lhe tratamento médico digno.
O jurista Jaime Domingos recorda que, mesmo em prisão, o Estado deve garantir os direitos fundamentais:
“Não é pelo facto de o cidadão ser condenado que o seu direito à vida, à honra, ao bom nome, à assistência médica e ao medicamento lhe é retirado. São direitos fundamentais.”
O especialista alerta ainda que a utilização de violência contra detidos continua a ser prática recorrente, apesar de ser proibida pela Constituição.
A família de Kalupeteka reforça que o agravamento da saúde do líder religioso também está relacionado com as agressões sofridas durante a sua detenção, que teriam deixado sequelas duradouras.
O escritório de advogados Mãos Livres, que defende Kalupeteka, confirmou que decorrem ações de recurso para que este possa beneficiar de liberdade condicional.
Até ao fecho da reportagem, o Serviço Penitenciário não reagiu às denúncias.











Comentários