OPERAÇÃO SIC: TRÊS PRESIDENTES DE ASSOCIAÇÕES DE TAXISTAS DETIDOS POR CRIMES GRAVES
- Portal Destaques
- 14 de ago.
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou a detenção de três líderes de associações e cooperativas de taxistas, acusados de envolvimento em crimes de associação criminosa, incitação à violência, terrorismo e atentado contra a segurança nos transportes.
As detenções, realizadas na quarta-feira, 13 de agosto, em Luanda, decorreram no âmbito de um processo-crime que já havia levado à prisão preventiva do presidente e do vice-presidente da ANATA, bem como de outros dirigentes do setor.
Foram detidos:
Leonardo Lopes, conhecido como “Ti-Leo”, 43 anos, presidente da Associação dos Taxistas e Lotadores de Angola (ATLA);
Melo Celestino Raimundo, conhecido como “Lebeija”, 47 anos, presidente da Associação dos Brigadistas de Paragem de Táxi (ABTAXI);
Pedro Fernandes, conhecido como “Mavinga”, 48 anos, presidente da Cooperativa Dois PN (2PN).
Segundo o porta-voz do SIC-Geral, superintendente-chefe Manuel Halaiwa, há fortes indícios de que os três detidos participaram na organização e promoção de atos de vandalismo e arruaça contra bens e serviços públicos e privados, registados no final de julho deste ano.
Os mandados de detenção foram emitidos pelo Ministério Público, e, após o cumprimento das formalidades legais, os acusados serão presentes às autoridades judiciais para os devidos trâmites.
Neste mesmo processo-crime, permanecem em prisão preventiva mais cinco arguidos, incluindo os presidentes da ANATA, ATA, Cooperativa de Táxis Comunitários de Angola (CTCA) e Cooperativa dos Taxistas e Motociclistas Freitas (CTMF). As investigações prosseguem para identificar outros eventuais envolvidos.











Comentários