"INFERNO NO 'ESPAÇO BRASIL': JOVENS ERAM MANTIDAS EM CATIVEIRO E EXPLORADAS SEXUALMENTE EM LUANDA"
- Portal Destaques
- 1 de out.
- 2 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
Mais de 20 meninas foram vítimas de exploração sexual num bordel disfarçado de snack-bar, conhecido como "Espaço Brasil", localizado no bairro do Jumbo, distrito da Madeira, em Luanda. O caso chocante veio a público após denúncias feitas por três jovens que conseguiram escapar do cativeiro.
Segundo a Direcção de Investigação de Ilícitos Penais (DIIP), um total de 26 jovens foram encontradas no local — algumas menores de idade. Dentre elas, sete são provenientes da província de Malanje, quatro do Huambo e 15 de Luanda.
As vítimas foram aliciadas com falsas promessas de emprego. Um dos membros da quadrilha viajou até Malanje e Huambo com a promessa de empregos em lojas de produtos diversos. No entanto, ao chegarem a Luanda, foram levadas para o "Espaço Brasil", onde foram obrigadas a se prostituírem sob ameaça e coação.
De acordo com o porta-voz nacional da DIIP, superintendente-chefe Quintino Ferreira, as jovens foram informadas de que "iriam passar a ter relações sexuais com diversos homens em troca de dinheiro". Ao recusarem, foram forçadas a continuar, com os criminosos alegando que precisavam pagar os custos com transporte e a produção das suas imagens.
Os abusos eram constantes. Homens de várias idades pagavam cerca de 100 mil kwanzas por cada ato sexual, dos quais as jovens recebiam apenas 10 mil. Cansadas dos maus-tratos, três vítimas — de 17, 18 e 21 anos — conseguiram fugir e denunciaram o caso à polícia.
No passado fim de semana, após diligências, a DIIP realizou uma operação no local, tendo detido dois gerentes do espaço — um homem e uma mulher, ambos com 27 anos — em flagrante. Os dois estão agora acusados de lenocínio, exploração sexual de menores e associação criminosa. A polícia continua a investigar para capturar os restantes membros da rede.
As 11 jovens vindas de outras províncias foram levadas para a esquadra do Catinton, no município da Maianga, e serão posteriormente encaminhadas às suas famílias.











Comentários