
EXECUTIVO E AS FAMÍLIAS SÃO RESPONSÁVEIS PELOS VANDALISMOS NOS CEMITÉRIOS
- Portal Destaques
- há 3 dias
- 1 min de leitura
O escritor angolano Faustino Francisco Bala afirmou nesta quinta-feira, em Luanda, que a responsabilidade primária sobre os actos de vandalismo a que têm sido alvo os cemitérios do País não é só do Executivo, mas também das famílias.
Por: Pedro Simão
Em entrevista ao Portal Destaques, a propósito do Dia dos Defuntos, que se assinala a 02 de Novembro, Faustino Bala acrescentou que o Governo deve se preocupar com a criação de políticas que regulam a participação cívica e ordeira dos cidadãos nos funerais.
"É importante o Executivo começar a implementar rigidez de tal forma que posamos ter controlo na realização dos funerais, só assim vamos alertar as pessoas sobre a valorização do lugar em que nos encontramos”, disse.
Reconheceu que a igreja, como guardiã moral da sociedade, desempenha um papel fundamental para formação espiritual dos cidadãos e dos religiosos por meio da evangelização.
É nesta perspectiva que Faustino Francisco Bala entende que a sociedade tem uma função preponderante na contribuição para o respeito da dignidade dos que já partiram deste mundo.
Em Angola, é uma prática cultural e religiosa amplamente valorizada, embora as celebrações variem, especialmente em áreas urbanas. O respeito pelos mortos é visto como um dever cultural, manifestado através de romarias, limpeza de túmulos, e a celebração de eventos, como o Dia dos Fiéis Defuntos.
Faustino Bala tem quatro obras literárias no mercado. Em Dezembro do ano em curso irá publicar mais dois livros, um de contos e outro de provérbios.











Comentários