
CELEBRAÇÃO FÚNEBRE É REFLEXÃO DA VIDA HUMANA
- Portal Destaques
- há 3 dias
- 1 min de leitura
A celebração fúnebre é um momento de reflexão sobre o valor da vida humana e uma ocasião para se tomar contacto com a fragilidade da existência, disse recentemente, em Luanda, o membro da Igreja Kimbangu, Faustino Francisco Bala.
Por: Redacção
Em declarações ao Portal Destaques, a propósito do Dia dos Defuntos, que se assinala a 02 de Novembro, Faustino Francisco Bala entende que o que se vive actualmente nos actos fúnebres revela a perda do sentido profundo da celebração do sagrado entendendo-se tudo como “a celebração de uma festa”.
"As pessoas perderam toda concentração, desligaram-se de todo entendimento e proceder, tendo a vida passado a ser compreendida na dimensão exclusivamente de festa, tal como diz o adágio popular a vida é uma festa", afirmou.
Segundo Faustino Bala, o profeta Simão Kimbangu dizia que ainda há vida depois da morte da pessoa. Por essa razão, as pessoas devem respeitar os mortos.
Faustino Francisco Bala concluiu que para além da vandalização das campas, a retirada das ossadas, do vestuário do difunto, assim como a própria urna e outros objectos fúnebres são as acções mais frequentes.
Música, dança, acrobacias com motorizadas fazem parte do cardápio de escândalos que se apreciam a luz do dia à entrada de alguns cemitérios em Angola, sobretudo os da periferia, onde o desrespeito aos mortos é maior.











Comentários