
ANGOLANOS PERDERAM VALORES CULTURAIS
- Portal Destaques
- há 3 dias
- 2 min de leitura
Os cemitérios têm sido palco de escândalo, de actos de vandalização e de práticas sobrenaturais, porque tais comportamentos revelam a perda acentuada dos valores mais sagrados da cultura angolana e da vida em sociedade, disse recentemente, em Luanda, o poliglota e investigador científico, Faustino Francisco Bala.
Por: Redacção
Em declarações ao Portal Destaques, por ocasião do Dia dos Defuntos, que se assinala a 02 de Novembro, Faustino Francisco Bala assegurou que tais práticas resultam da convivência com outras culturas do continente africano, sobretudo dos europeus e americanos.
Para Faustino Francisco Bala, o que se tem assistido em alguns cemitérios da capital angolana (Luanda) é reprovável, sendo certo que em nada ajuda para o merecido descanso que se pretende para os defuntos.
Faustino Francisco Bala disse por outro lado que tais comportamentos devem merecer a atenção especial das autoridades uma vez que alteram a ordem e perigam a tranquilidade seja dos ente queridos como dos seus familiares.
"A medida que o Governo deve tomar, no meu ponto de vista, seria mesmo maior fiscalização dos campos santos através das Administrações Municipais, que valorizassem mais aquelas pessoas que trabalham para que se concretizam os funerais. Deveriam melhorar as suas condições salariais para que pudessem realizar os seus trabalhos com maior empenho. E também se poderia reforçar a segurança, porque se há escândalo e vandalização é porque não há segurança capaz de impedir tais actos", frisou.
O respeito aos mortos é um dever obrigatório da cultura bantu, presente em Angola.
O professor Faustino Francisco Bala fez o Pós-Doutoramento na Universidade da Flórida nos Estados Unidos da América, em 2015. Está sempre ligado ao mundo da Ciência, da Cultura e da Religião pela Igreja Kimbangu.











Comentários