
CALUMBO VAI TER NOVOS POSTOS ADMINISTRATIVOS PARA APROXIMAR SERVIÇOS À COMUNIDADE
- Portal Destaques
- 19 de set.
- 2 min de leitura
Por: Ernesto João | Portal Destaques.ao
O Administrador Municipal do Calumbo, Dr. Miguel Silva de Almeida, presidiu nesta sexta-feira, 19 de setembro de 2025, no Auditório do Centro Cultural do Zango 2, a III Reunião do Conselho Municipal de Auscultação da Comunidade.
Durante o encontro, foi aprovada por unanimidade a criação de novos postos administrativos, em conformidade com o Decreto 95/25, que regula os princípios de criação destas estruturas. O objectivo, segundo o administrador, é aproximar os serviços públicos aos mais de 1,2 milhão de habitantes do município, reduzindo a distância que os munícipes precisam percorrer para tratar de assuntos administrativos.
“Hoje estamos de parabéns porque o conselho anuiu e manifestou a sua satisfação pela proposta. Os postos administrativos vão permitir maior fluidez na tramitação de processos, instalar BUAPs mais próximos do cidadão e melhorar o acesso aos serviços de identificação”, afirmou o administrador municipal.
O Município de Calumbo surgiu no quadro da nova divisão político-administrativa, resultante da fusão da antiga Comuna de Calumbo, do Distrito do Zango, de parte do Distrito da Baía e de Bela Vista. Actualmente, o território não possui comunas, o que reforça a necessidade da criação de postos administrativos para uma gestão mais eficiente.
O administrador destacou ainda que a melhoria do orçamento para 2026 permitirá atacar problemas prioritários da população, como:
Reabilitação das vias de acesso;
Melhoria das condições nas escolas (carteiras, iluminação e casas de banho);
Retoma e conclusão de projectos paralisados do PIIM herdados do município de Viana;
Parcerias com EPAL e ENDE para garantir melhores serviços de água e energia;
Combate à criminalidade através do reforço da mobilidade dos agentes do comando municipal.
Os participantes mostraram-se satisfeitos com as medidas apresentadas.
O Soba Fernando Ngumbe, conhecido como Soba Planeta, afirmou:
“O que mais nos preocupa é o registo, mas com essa proposta apresentada pelo administrador teremos êxito. O município de Calumbo sairá a ganhar.”
Já Lukénia Paim, moradora do Zango 3 A, destacou:
“A falta de bilhetes de identidade para alguns adultos tem dificultado o registo de nascimento das crianças, mas com essa proposta tudo ficará mais fácil.”
Com esta aprovação, a Administração Municipal de Calumbo dá um passo decisivo rumo a uma gestão mais próxima, eficaz e inclusiva, reforçando a confiança entre poder público e comunidade.











Comentários