
“MÁFIA CHINESA SOB SUSPEITA DE TENTAR SUBORNAR JUÍZA PARA LIBERTAR DETIDO NO AEROPORTO DE LUANDA”
- Portal Destaques
- 11 de dez. de 2025
- 1 min de leitura
Por: Ernesto João l Portal Destaques.ao
O cidadão chinês Tang Qi foi detido na tarde de quarta-feira, 10, por agentes do Serviço de Investigação Criminal (SIC/Aeroporto), no Aeroporto Internacional 4 de Fevereiro, quando alegadamente tentava fugir do país. A sua fuga estaria relacionada com um processo criminal que o envolve num caso de incêndio criminoso numa unidade fabril situada na Zona Económica Especial (ZEE), no Icolo e Bengo.
Segundo fontes policiais, o incêndio terá provocado prejuízos superiores a 2,5 milhões de dólares.
Enquanto decorriam os trâmites legais, áudios que circulam nas redes sociais levantaram suspeitas de uma tentativa de corrupção da juíza das garantias, Dra. Neléth Sousa, responsável pelo primeiro interrogatório judicial de Tang Qi. Nas gravações, um grupo de cidadãos chineses, supostamente liderado por Xue Zhong Bing, afirma já ter estabelecido contactos com a magistrada.
“Os contactos com a juíza já estão feitos e o caso está encaminhado”, declara uma das vozes atribuídas ao grupo, no áudio divulgado.
Outro indivíduo, identificado como Shi Ji Sheng, afirma ter sido informado de que a magistrada poderia aplicar apenas uma medida de interdição de saída do país, mantendo o passaporte apreendido — apesar de Tang Qi estar alegadamente em situação migratória ilegal.
“Disseram-me que, apesar da situação ilegal, a juíza poderá apenas proibi-lo de sair do país. Depois, ele poderá sair com um salvo-conduto emitido pela Embaixada da China”, teria afirmado.
Até ao momento, não há confirmação oficial sobre a autenticidade dos áudios nem sobre as alegadas tentativas de suborno, mas o caso já gera forte repercussão pública e pedidos de esclarecimento às autoridades judiciais.











Comentários