top of page

OFICIAL DO SIC NO UÍGE CONDENADO A 1 ANO DE PRISÃO POR LIBERTAR DETIDOS ILLICITAMENTE

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 16 de dez. de 2025
  • 1 min de leitura

Por: Redacção l Portal Destaques.ao


O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da sua Direcção Provincial no Uíge, informa que, no âmbito da estratégia de pureza interna, foi detido e julgado o Intendente de Investigação Criminal Aníbal José Zobo Mambimbi, Chefe do Departamento de Investigação Criminal do Município do Uíge.


No dia 12 de dezembro de 2025, o Tribunal Militar da Região Norte condenou o oficial à pena de um ano de prisão efectiva, por crime de abuso no exercício do cargo.


Segundo o porta-voz do SIC, Superintendente-Chefe de Investigação Criminal Manuel Halaiwa, o processo penal decorre do facto de o oficial ter libertado dois detidos das celas do SIC sem observância das formalidades legais exigidas, o que configura grave violação dos deveres profissionais.


Face à gravidade da conduta, foi instaurado o devido processo-crime. Paralelamente, está em curso um processo disciplinar interno, cujas sanções são severas e podem culminar na expulsão do efectivo.


O SIC aproveita a ocasião para reafirmar o seu compromisso com a conduta exemplar e profissionalismo dos seus efectivos, bem como o respeito pelos direitos e liberdades dos cidadãos.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page