top of page

MORRE DOM SERAFIM SHYNGO YA HOMBO, BISPO EMÉRITO DE MBANZA KONGO

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 1 de jan.
  • 1 min de leitura

Faleceu na noite de 1 de Janeiro de 2026, na Namíbia, o Bispo Emérito de Mbanza Kongo, Dom Serafim Shyngo ya Hombo, OFMCap, após vários anos de luta contra a doença.


Por: Redacção l Portal Destaques.ao


Natural da aldeia de Santo António da Kilala, no município da Kibala, província do Cuanza Sul, Dom Serafim nasceu a 6 de Fevereiro de 1945.


Ingressou na Ordem dos Frades Menores Capuchinhos, onde professou a 4 de Outubro de 1965, sendo ordenado sacerdote a 1 de Agosto de 1971. Ao longo da sua caminhada religiosa, desempenhou diversas funções de grande relevância na Igreja em Angola, destacando-se como pároco, formador, mestre de noviços, director de jovens professos, conselheiro e primeiro vice-provincial dos Capuchinhos.


Licenciou-se em Teologia, com especialização em Espiritualidade Franciscana, no Pontifício Ateneu Antonianum, em Roma.


A 11 de Abril de 1990, foi nomeado Bispo Auxiliar de Luanda, recebendo a ordenação episcopal a 24 de Junho do mesmo ano. Em 1992, foi designado Bispo da Diocese de Mbanza Kongo, onde exerceu o ministério pastoral até 2008, ano em que apresentou a sua resignação.


Em 2009, foi sucedido por Dom Vicente Carlos Kiaziku. Dom Serafim Shyngo ya Hombo foi o segundo Bispo da Diocese de Mbanza Kongo, depois de Dom Afonso Nteka.


A sua morte marca o fim de uma vida profundamente dedicada à fé, à formação religiosa e ao serviço pastoral, deixando um legado incontornável na história da Igreja Católica em Angola.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page