EUA PONDERAM PAGAR ATÉ 100 MILHÕES DE kWANZAS A CADA HABITANTE PARA ANEXAR A GRONELÂNDIA
- Portal Destaques
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
O Governo dos Estados Unidos está a avaliar a possibilidade de pagar directamente aos cidadãos da Gronelândia como forma de obter apoio popular para uma eventual separação da Dinamarca e a posterior anexação do território pelos EUA.
Segundo fontes citadas pela agência Reuters, estão em análise valores entre 10.000 e 100.000 dólares por pessoa, o que equivale a aproximadamente 10 milhões a 100 milhões de kwanzas. Até ao momento, não existe uma decisão final nem detalhes concretos sobre como esses pagamentos seriam efectuados.
A Gronelândia conta com cerca de 57 mil habitantes e possui um estatuto de território semi-autónomo sob soberania dinamarquesa. Apesar das intenções norte-americanas em discussão, tanto o Governo da Dinamarca como as autoridades locais já reafirmaram publicamente que a ilha não está à venda.
A proposta, atribuída a discussões associadas a Donald Trump, volta a reacender o debate internacional sobre a importância estratégica da Gronelândia e os limites da influência política e económica nas relações entre Estados.











Comentários