Por : Jorge Nunes
Benguela e o Aeroporto Internacional
Benguela e o Aeroporto Internacional
O Aeroporto Internacional “Paulo Teixeira Jorge”, localizado na Catumbela, província de Benguela, será certificado em 2024. Essa garantia é dada por fontes da SGA-Sociedade Gestora dos Aeroportos que prevê finalizar o processo de certificação até outubro de 2024, para isso o Aeroporto da Catumbela está a sofrer obras de melhoria com vista à finalização do proces
so de certificação.
Com uma capacidade máxima de 900 passageiros por hora o Aeroporto Internacional Paulo Teixeira Jorge será o grande impulsionador da economia da província e da região onde está inserido.
O aeroporto estará devidamente preparado para atender às necessidades dos passageiros, oferecendo não apenas voos de passageiros, mas também serviços de carga.
O Aeroporto Internacional “Paulo Teixeira Jorge”, desempenha um papel significativo no desenvolvimento económico e social da região, de uma forma não comparável a qualquer outra.
Com a certificação do aeroporto, a Catumbela torna-se um ponto de conexão para voos internacionais facilitando o acesso de passageiros e cargas.
A conectividade global é fundamental para o desenvolvimento de negócios, turismo e comércio, pois as empresas locais podem vir a expandir as operações a nível internacional, e os turistas vão ter mais facilidade em visitar Benguela.
Com o aeroporto internacional aumentará o interesse de turistas na região. Os visitantes poderão explorar as belas praias, a cultura e a história da província de Benguela, além de terem de forma facilitada acesso às províncias vizinhas.
Hotéis, restaurantes e outras empresas relacionadas com turismo vão ser beneficiadas de forma directa com o aumento no número de visitantes.
Empresas estrangeiras consideram a acessibilidade um factor fundamental quando da escolha de locais para investir. Com um aeroporto internacional, Benguela torna-se mais atractiva para investidores.
O desenvolvimento de infraestrutura, como hotéis, estradas e serviços, acompanhará o crescimento econômico levando a uma maior sustentabilidade local e regional.
O transporte de carga será extremamente importante não só para satisfazer as necessidades locais como também as empresas podem vir a exportar produtos com mais eficiência, impulsionando a economia local.
Sectores como agricultura, pesca e minério terão acesso mais rápido aos mercados internacionais.
O impacto da mudança para aeroporto internacional criará automaticamente aumento de empregos diretos e indiretos, pois desde criação de equipas de terra das companhias, pessoal de manutenção, segurança, funcionários para bares e restaurantes, táxis, etc, haverá oportunidades de emprego para a comunidade local nos mais diversos sectores.
O desenvolvimento económico resultante da transformação do aeroporto como internacional irá melhorar a qualidade de vida, com investimentos em educação, saúde e infraestrutura.
O Aeroporto Internacional da Catumbela não será só um facilitador nas viagens, mas sim o principal motor transformador de toda a região.
Comments