top of page

ARCEBISPO DE LUANDA APELA À IGREJA: “PRECISAMOS DE ESTAR MAIS PRESENTES NA VIDA DO PAÍS”

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • há 5 dias
  • 2 min de leitura

Por: Redacção | Portal Destaques.ao


O Arcebispo de Luanda, Dom Filomeno Vieira Dias, defendeu neste sábado, 12 de julho, uma participação mais ativa da Igreja nos problemas sociais que afligem a sociedade angolana. O apelo foi feito durante a celebração do sacramento do Crisma, realizada na Paróquia de São João Calábria, Luanda.


Dom Filomeno destacou que “a Igreja deve reforçar a sua intervenção nos assuntos da pátria”, defendendo uma atuação mais consistente na melhoria das condições de vida das comunidades. Sublinhou ainda que Deus recompensa aqueles que prestam relevantes serviços à pátria, recordando que o compromisso com os outros é uma expressão viva da fé cristã.


Durante a homilia, o prelado destacou o exemplo do padroeiro da paróquia, São João Calábria, cuja capacidade intelectual e dedicação à juventude resultaram na formação de uma verdadeira legião de sacerdotes e bispos na Igreja Católica. “O Crisma é um recomeço de vida. O vosso padroeiro trabalhou com os jovens, muitos dos quais hoje dão o seu testemunho nas comunidades cristãs”, reforçou.


Recordando a sua própria trajetória, Dom Filomeno revelou ter desenvolvido trabalhos sociais no bairro Rocha Pinto, antes de ser arcebispo, atuando como catequista e escuteiro, com um impacto significativo nas ações sanitárias da região. Disse ainda que Jesus Cristo foi um homem de “grande prudência, acutilância intelectual e sensível às dinâmicas culturais da sua época”, deixando um legado que a Igreja deve continuar a seguir.


A Paróquia de São João Calábria, segundo o arcebispo, é reconhecida pelas suas ações comunitárias, como celebrações de casamentos e projetos de benfeitoria, promovendo a espiritualidade familiar e uma cultura de solidariedade na comunidade onde está inserida.


São João Calábria nasceu a 8 de outubro de 1873, em Verona, Itália, e foi ordenado sacerdote a 11 de agosto de 1901.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page