ANGOLA MARCA PRESENÇA NA 12º EDIÇÃO DO “FÓRUM DE CEOS E EXPO - TRANSPORT EVOLUTION AFRICA
- Portal Destaques
- 18 de jun.
- 2 min de leitura
Atualizado: 19 de jun.
Por: Redacção
O palco internacional tem sido um dos principais pontos de encontro em África para os sectores de transporte portuário, ferroviário, aéreo e rodoviário, que acontece de 17 a 19 de Junho de 2025 em Joanesburgo, África do Sul.
Angola segue assim pela rota da conectividade regional: impulsionando o crescimento do transporte e da logística em África.
A delegação angolana esteve representada pela APANG – Associação dos Portos de Angola, integrando Domingos da Silva Fortes, Consultor da APANG e Otiniel Niemba da Silva, Administrador Executivo do Porto de Cabinda.
Esta é uma das plataformas anuais que reúne partes interessadas públicas e privadas locais, regionais e internacionais que planeiam, constroem, investem e fornecem o desenvolvimento e a manutenção da infraestrutura de transporte em África.
O Fórum de CEOs reuniu líderes e decisores africanos para um diálogo estratégico sobre o futuro dos transportes e da logística no continente e proporcionou um espaço de partilha confidencial e construtiva entre dirigentes de topo do sector.
Nesta jornada inaugural, as atenções centraram-se no tema “Superar Desafios, Libertar Investimentos”, com foco em “Soluções tecnológicas aplicadas à eficiência operacional, Barreiras regulatórias e aduaneiras, Segurança logística e inteligência partilhada e Perspectivas de investimento colaborativo e inovação no sector.
O evento permitiu alinhar visões entre os líderes africanos do sector, identificar obstáculos comuns e destacar o papel estratégico da inovação tecnológica e da harmonização regulatória para o desenvolvimento logístico no continente.
A delegação angolana participou na Feira de Exposição, que reuniu mais de 100 expositores de 21 países, apresentando soluções tecnológicas, equipamentos e serviços para portos, rodovias, ferrovias e logística integrada.
Em simultâneo, decorreu a conferência técnica, com destaque para três temas centrais:
Transporte sustentável, Descarbonização e Inovação digital na logística.
O contacto com as inovações tecnológicas e os debates em torno da sustentabilidade permitiram à delegação angolana reforçar três prioridades estratégicas:
Acelerar a transição energética dos portos, Integrar soluções digitais na operação logística e Alinhar-se com os padrões internacionais de sustentabilidade.
O Nosso país sai deste primeiro dia com metas valiosas tais como:
Tecnologia para eficiência – automação e digitalização como pilares da modernização portuária, regulação harmonizada – urgência em alinhar regras aduaneiras na região, segurança integrada – cooperação no controlo de riscos como base para atrair investimentos.
Os dias subsequentes de trabalho, foram marcados por debates sobre o desenvolvimento de infraestruturas, financiamento sustentável e estratégias de colaboração intersectorial para o crescimento do sector dos transportes e logística em África.
A jornada encerra com um Jantar de Gala formal, que celebrou a liderança, inovação e contribuição de entidades e projectos de referência na transformação do sector.
Durante a cerimónia foram entregues os “Transport Awards”, com destaque para:
Prémios de liderança e transformação no transporte e logística, reconhecimento de boas práticas em sustentabilidade, ESG e colaboração regional, certificados, menções honrosas e distinções especiais a projectos de impacto no continente africano.
A presença neste evento internacional, reafirma o compromisso de Angola com a inovação e modernização do sector portuário.













Comentários