TSHISEKEDI ACUSA RUANDA DE QUEBRAR ACORDO DE PAZ APENAS UM DIA APÓS ASSINATURA NOS EUA
- Portal Destaques
- há 6 dias
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
O presidente da República Democrática do Congo (RDC), Félix Tshisekedi, acusou o governo do Ruanda de ter violado o recém-assinado Acordo de Paz, durante um discurso feito no parlamento congolês nesta segunda-feira (08/12).
Segundo Tshisekedi, a ruptura ocorreu apenas um dia depois da assinatura do acordo em Washington, onde ele e o presidente ruandês Paul Kagame se reuniram com o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, na semana passada.
O chefe de Estado congolês afirmou que, logo após a formalização do compromisso de paz, unidades das Forças de Defesa do Ruanda, em coordenação com rebeldes do M23, lançaram ataques com armas pesadas a partir da cidade rwandesa de Bugarama, causando “significativos danos humanos e materiais”.
Tshisekedi classificou o episódio como uma forma de “agressão por procuração”, rejeitando categoricamente a narrativa de que o país estaria enfrentando apenas uma rebelião interna. O presidente também acusou Ruanda de promover a pilhagem de recursos naturais da RDC e de tentar desestabilizar as instituições nacionais.











Comentários