TRUMP LANÇA ULTIMATO À RÚSSIA: "DEZ Dias PARA A PAZ OU ENFRENTARÃO SANÇÕES"
- Portal Destaques
- 4 de ago.
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, anunciou neste domingo, 3 de Agosto, que o seu enviado especial para o Médio Oriente, Steve Witkoff, visitará a Rússia na quarta e quinta-feira, numa tentativa de acelerar o fim do conflito entre Moscovo e Kiev.
A visita ocorre à medida que se aproxima o fim do ultimato lançado por Trump ao presidente russo, Vladimir Putin, exigindo um acordo de cessar-fogo com a Ucrânia no prazo de dez dias.
"Se acabar o prazo e a Rússia não tiver aceitado um cessar-fogo, haverá sanções", advertiu Trump em declarações à comunicação social. Ainda assim, acrescentou: "Mas Moscovo parece bastante disposta a evitar as sanções. São pessoas astutas e bastante hábeis para contorná-las".
Quando questionado sobre o que Moscovo poderia fazer para evitar as medidas punitivas, Trump foi direto: "Sim, chegar a um acordo para que as pessoas deixem de morrer."
O ultimato foi lançado na última terça-feira, a bordo do avião presidencial Air Force One, onde Trump disse a jornalistas: "Dez dias a partir de hoje."
Apesar do tom firme, o presidente norte-americano admitiu não saber se o aviso surtirá efeito: "Não sei se isso afetará a Rússia, porque é evidente que ela quer continuar com a guerra."
Trump justificou a sua pressão com base no crescente número de mortos no conflito, afirmando que esse dado duplicou nos últimos tempos, e que "é imperativo acabar com a guerra o mais rapidamente possível".
Por sua vez, o Governo russo reagiu ao ultimato com aparente indiferença, afirmando estar ciente da ameaça, mas reafirmando a intenção de continuar com a ofensiva militar.
Comentários