TRUMP DÁ DUAS SEMANAS A PUTIN E ZELENSK PARA RESOLVEREM CONFLITO: “SE NÃO, EU ENTRO EM CENA”
- Portal Destaques
- há 2 dias
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, deu um prazo de duas semanas a Vladimir Putin e Volodymyr Zelensky para chegarem a um entendimento que ponha fim à guerra. Caso contrário, promete intervir diretamente.
Trump admitiu compreender a resistência do líder russo em se encontrar com o presidente ucraniano. “Ele [Putin] não gosta dele”, afirmou de forma direta, acrescentando: “Há pessoas de quem não gosto e também não gosto de me encontrar com elas”.
Segundo Trump, após a recente reunião em Washington com Zelensky e líderes europeus, telefonou a Putin. A conversa, garantiu, foi “boa” e deixou a sensação de que o presidente russo estaria recetivo a um eventual encontro com o homólogo ucraniano — embora o Kremlin ainda não confirme essa possibilidade.
“Todas as conversas que tenho com ele [Putin] são boas. Mas depois, infelizmente, cai uma bomba em Kiev ou noutro lugar e fico muito chateado”, lamentou Trump.
Apesar disso, mostrou-se otimista: “Vamos acabar com a guerra, porque a alternativa não será do agrado de ninguém”. O presidente norte-americano frisou que, se nas próximas semanas não houver avanços, ele próprio entrará “em cena” para resolver a questão e prometeu consequências caso não haja resultados concretos.
Outro ponto abordado na conversa com Putin foi o tema nuclear. Trump garantiu que ambos partilham o desejo de reduzir o poderio atómico dos seus países: “É demasiado poder e falamos sobre isso. Mas, antes de tudo, temos de acabar com a guerra”.
Comentários