SIC DETÉM PAI DO PADRE ENCONTRADO MORTO NA BARRAGEM DO RIO KWANDO, NO HUAMBO
- Portal Destaques
- 6 de ago.
- 1 min de leitura
Por: Ernesto João l Portal Destaques.ao
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), por meio da sua Direcção Provincial no Huambo, informa que está em curso uma investigação sobre a morte do Reverendo Padre Vasco Gonguela Samba, vigário da Paróquia de São José, dado como desaparecido desde o dia 31 de julho do corrente ano.
A investigação foi desencadeada após denúncia formal apresentada pela Arquidiocese do Huambo, que relatou o desaparecimento do sacerdote. Após diligências intensivas nos últimos dias, o corpo do padre foi localizado já sem vida, submerso nas águas da barragem do rio Kwando, conforme informou o porta-voz do SIC-Geral, Superintendente-Chefe de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa.
Após a realização da devida inspeção judicial no local, o cadáver foi removido e encaminhado para a morgue do Hospital Geral do Huambo, onde será submetido à perícia médico-legal.
No âmbito da investigação em curso, e sob cumprimento de mandado de detenção emitido pelo Ministério Público, foi detido, nesta terça-feira, 5 de agosto, o cidadão nacional Amândio dos Santos Samba, pai da vítima, fortemente indiciado pela presumível autoria do crime de homicídio.
O detido será presente ao Ministério Público para os trâmites legais subsequentes. O SIC assegura que outras diligências continuam em curso com o objetivo de esclarecer totalmente os contornos do crime.
Apelamos à serenidade da comunidade, especialmente dos familiares e da comunidade católica, enquanto decorrem os trâmites legais e a investigação em profundidade.
Comentários