SIC DESMANTELA REDE CRIMINOSA ESPECIALIZADA EM BURLAS COM VIATURAS DE RENTA-CAR
- Portal Destaques
- 16 de jun.
- 2 min de leitura
Por: Ernesto João
O Serviço de Investigação Criminal (SIC), através da Direcção Nacional de Combate ao Crime Organizado, desmantelou uma rede criminosa especializada na burla de empresas de aluguer de viaturas (renta-car), após uma operação que resultou na detenção em flagrante delito de três cidadãos nacionais, com idades entre os 27 e 51 anos. Os detidos foram surpreendidos no momento em que tentavam alugar uma nova viatura junto à mesma empresa, onde já haviam alugado outra, posteriormente vendida com documentação forjada.
Segundo o Superintendente-Chefe de Investigação Criminal, Manuel Halaiwa, a operação, que decorreu ao longo de dois dias, envolveu operacionais do Departamento de Tráfico e Contrabando, tendo permitido determinar que a rede é composta por cinco elementos. Cada membro desempenhava uma função específica: desde motoristas, mecânicos e identificadores de vítimas, até um gestor de multicaixas responsável por operações fraudulentas e um falsificador de documentos. Este último operava com apoio de funcionários de conservatórias, facilitando a emissão de documentos autênticos obtidos de forma fraudulenta.
Durante a acção policial, foram recuperadas cinco viaturas, incluindo duas de gama alta — Toyota Land Cruiser e Prado — que já se encontravam com nova documentação. Verificou-se, através do código QR, que os documentos (Livrete, Guia Provisória de Título de Propriedade, Requerimento de Registo de Propriedade e cópia do Bilhete de Identidade) estavam emitidos em nome dos burladores.
A apresentação dos detidos foi feita nesta segunda-feira, 16 de Junho, na sede do SIC, no município de Cacuaco, em Luanda.
Empresas lesadas denunciam reincidência
Sara Madalena, representante da empresa de aluguer lesada, lamentou que esta seja a segunda ocorrência do género, no mesmo ano e com circunstâncias idênticas: “O cliente paga antecipadamente, e como o carro está sempre em movimento, é difícil perceber que está a ser usado de forma fraudulenta ou até impotecado.”
Também a cidadã Érica Fernando foi vítima da rede. Contou que alugou a sua viatura e, através do sistema de GPS, percebeu que o carro estava parado há dois dias — o que levantou suspeitas. Ao contactar o cliente, foi informada de que “ainda estavam a descansar”, o que não a convenceu. Decidiu então deslocar-se ao local onde o veículo se encontrava, deparando-se com um novo “proprietário” que alegava ter recebido a viatura como garantia de uma dívida.
Dona Érica não hesitou em acionar o SIC, que interveio de imediato. Emocionada, agradeceu aos serviços:
"Estou muito feliz, primeiro pela rapidez na resolução do SIC. Foram muito rápidos, atenderam-nos super bem e foi um serviço bem feito."











Comentários