RDC: MINISTÉRIO PÚBLICO MILITAR PEDE PENA DE MORTE PARA EX-PRESIDENTE JOSEPH KABILA
- Portal Destaques
- há 4 dias
- 1 min de leitura
Por: Redacção | Portal Destaques.ao
A Procuradoria Militar da República Democrática do Congo (RDC) pediu a aplicação da pena de morte contra o ex-presidente Joseph Kabila, acusado de crimes de guerra, traição e de manter ligações com o grupo rebelde M23, supostamente apoiado pelo Ruanda.
Kabila, que governou o país entre 2001 e 2019, está a ser julgado à revelia e enfrenta ainda pedidos de 20 anos de prisão por apologia a crimes de guerra e 15 anos por conspiração.
O processo avançou em maio deste ano, depois de o Senado congolês lhe ter retirado a imunidade parlamentar. Desde 2023, o ex-chefe de Estado encontra-se em exílio, enquanto o governo do actual presidente Félix Tshisekedi o acusa de conspirar para derrubar o Estado.
A pena de morte, suspensa desde 2003, voltou a ser aplicada em 2024, sobretudo em casos de traição militar. Analistas alertam que uma eventual condenação de Joseph Kabila poderá desencadear fortes repercussões internas e internacionais, reacendendo tensões políticas na já instável região dos Grandes Lagos
Comentários