PRESIDENTE DA KONDA MARTA DENUNCIA SUPOSTO NEPOTISMO E CORRUPÇÃO NO TRIBUNAL DE LUANDA
- Portal Destaques
- 3 de dez.
- 2 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
O presidente da empresa Konda Marta, Daniel Afonso Neto, concedeu nesta terça-feira, 2 de Dezembro, uma conferência de imprensa no município da Camama, em Luanda, onde apresentou graves denúncias sobre alegado nepotismo e corrupção que, segundo ele, estariam a afectar o Sistema Judicial angolano.
De acordo com o líder da Konda Marta, a conferência foi convocada “devido ao nepotismo e à corrupção que assolam o país, atingindo inclusive os tribunais, que até então eram vistos como órgãos de soberania nos quais a população confiava”.
Daniel Afonso Neto afirmou que a empresa recebeu, em 18 de Agosto de 2025, uma restituição provisória de posse emitida pelo Tribunal da Comarca de Luanda. No entanto, no dia 13 do mês seguinte, a empresa teria interposto a acção principal na 2.ª Secção da mesma comarca, dentro do prazo legal.
Segundo o presidente, os oponentes tinham tempo para se manifestar, mas não o fizeram, e a juíza do caso, Joaquina da Silva, estaria ciente de que a acção principal estava em curso.
O dirigente diz ter sido surpreendido no dia 28 de Novembro de 2025, quando a mesma juíza determinou o levantamento da restituição de posse, alegando que a empresa não tinha apresentado a acção principal — argumento que Daniel Afonso Neto contesta veementemente.
“Nós remetemos a acção principal e estamos a pagar as guias conforme a lei estabelece. O que houve aqui foi nepotismo e corrupção”, afirmou.
Daniel acrescentou ainda que, na sua visão, a decisão teria favorecido “altas patentes e órgãos do Estado”, citando nominalmente Bento Francisco Bento. Para ele, a juíza teria sido “coagida”, deixando de lado a independência que se espera de um magistrado.
O presidente encerrou afirmando que, na sua percepção, “a juíza preferiu trocar a sua dignidade por bens materiais”, reforçando que considera o processo uma injustiça contra a empresa Konda Marta.











Comentários