top of page

NZANZA ALERTA: “10 ESTRANGEIROS NO GIRABOLA PODEM TRAVAR EVOLUÇÃO DOS JOVENS”

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 1 de set. de 2025
  • 1 min de leitura

Por: Redacção | Portal Destaques.ao


O treinador do 1.º de Agosto, Filipe Nzanza, manifestou-se contra a proposta dos clubes do Girabola, em conjunto com a ANCAF (Associação Nacional dos Clubes de Futebol), que pretende duplicar de cinco para dez o número de jogadores estrangeiros por equipa.


Segundo o técnico, a medida pode prejudicar o crescimento dos jovens talentos angolanos e aumentar as desigualdades entre clubes grandes e pequenos.


“Os estrangeiros vão beneficiar as equipas grandes, porque têm mais verbas em relação às pequenas. Para os clubes de menor dimensão será muito difícil e isso pode criar desequilíbrios no campeonato”, analisou.


Nzanza defende que o limite actual já é suficiente para garantir competitividade e espaço aos jogadores nacionais:


“Cinco é o número ideal, porque também dá possibilidade aos jovens que estão a aparecer. Se o número sobe para 10, é quase um onze inicial. E se os estrangeiros vêm, é para jogar e não para ficar no banco”, alertou.


À frente do 1.º de Agosto pela quarta época consecutiva, o antigo médio reforça que duplicar o número de estrangeiros pode travar a evolução do futebol angolano:


“Se vão buscar 10 estrangeiros para jogar, quer dizer que terá lugar apenas para um angolano no onze. Assim complica a evolução dos nossos miúdos”, concluiu.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page