
“MAIS DE 1 MILHÃO DE ANGOLANOS JÁ BENEFICIARAM DO PROJECTO CIDADÃO DIGITAL”
- Portal Destaques
- 3 de out.
- 2 min de leitura
Por: Ernesto João | Portal Destaques.ao
O projecto Cidadão Digital, uma iniciativa da EMIS (Empresa Interbancária de Serviços S.A.), implementado pela TheBridgeGlobal, celebrou nesta quinta-feira, 2 de Outubro, o encerramento do seu terceiro ano de actividades com um marco notável: mais de 1 milhão de angolanos sensibilizados sobre cidadania digital e segurança financeira.
Lançado oficialmente em Novembro de 2022, o projecto tem como principal objectivo promover a literacia digital e financeira entre os cidadãos, alertando sobre os riscos associados ao uso de serviços financeiros electrónicos e incentivando práticas seguras no ambiente digital. As acções incluem formações em escolas, universidades, empresas, mercados informais, bem como campanhas nos meios de comunicação social, promovendo a inclusão digital e financeira no país.
Durante o evento comemorativo, realizado em Luanda, o Eng.º Eduardo Bettencourt, Administrador Executivo da EMIS, destacou a motivação que deu origem ao projecto:
“Ao lançarmos os canais digitais como o Multicaixa Express e os pagamentos online, notámos um aumento preocupante de burlas baseadas em engenharia social. Muitos cidadãos, por falta de informação, acabavam por entregar os seus dados a burladores. Percebemos que investir apenas em sistemas tecnológicos não era suficiente. Era necessário ir ao encontro das populações para capacitá-las e protegê-las.”
O projecto teve início em Luanda, expandindo-se posteriormente para as províncias de Benguela e Huambo. Para 2026, está prevista a expansão para outras regiões do país, dando continuidade à missão de tornar os cidadãos mais informados e seguros digitalmente.
“É com grande orgulho que anunciamos que, só na última semana, ultrapassámos a marca de 1 milhão de pessoas impactadas directamente através de workshops, formações em instituições públicas e privadas, escolas, universidades, ministérios, e acções junto de zungueiras e mercados. Tudo isto é feito de forma gratuita, com forte envolvimento da comunidade,” reforçou o Eng.º Bettencourt.
Por sua vez, Leonor Sá Machado, CEO da TheBridgeGlobal, apelou à continuidade da parceria com os órgãos de comunicação social:
“Este projecto é gratuito e está presente actualmente em três províncias. Precisamos do apoio da comunicação social para divulgar estas acções de sensibilização cívica e educação para a cidadania digital. Já chegámos a mais de um milhão de pessoas, mas queremos ir mais longe.”
Como forma de celebrar os resultados alcançados, será realizado um evento especial denominado "Café com os Jornalistas", no dia 2 de Outubro, às 9h, no espaço GO GREEN, em Luanda. O momento servirá para apresentar os impactos do projecto e reforçar a colaboração com os media.
A EMIS é responsável pela gestão da Câmara de Compensação Automatizada de Angola, incluindo a rede Multicaixa, sistemas de transferências a crédito, compensação de cheques, transferências instantâneas e sistemas de dólares directos.
A TheBridgeGlobal é uma empresa de consultoria especializada em transformação social e comunicação para o desenvolvimento (C4D). Em Angola, lidera iniciativas de grande impacto nas áreas de educação para a cidadania e inclusão digital, promovendo alianças entre o sector público e privado em prol do desenvolvimento sustentável.











Comentários