top of page

JOÃO LOURENÇO EM BRUXELAS: “ÁFRICA QUER SER COAUTORA DA NOVA ERA DA IMUNIZAÇÃO GLOBAL”

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 26 de jun.
  • 1 min de leitura

Por: Redacção


O Presidente da República de Angola e actual líder da União Africana, João Lourenço, afirmou nesta quarta-feira, 25 de Junho, em Bruxelas, que África está pronta para assumir um papel activo na nova era da imunização global.


Durante a sua intervenção na Cimeira da Aliança Global de Vacinas (Gavi), o Chefe de Estado destacou que o continente africano está unido, comprometido e determinado a deixar de ser apenas um receptor de ajuda internacional.


“África está pronta para ser coautora da nova era da imunização global. Queremos mais equidade, mais voz, mais autonomia”, declarou, lembrando que a pandemia de COVID-19 revelou a dolorosa dependência africana das cadeias externas de produção de vacinas.


João Lourenço manifestou total apoio à iniciativa da GAVI para o fortalecimento da capacidade regional africana de produção de vacinas, através do programa African Vaccine Manufacturing Accelerator (AVMA).


O estadista defendeu ainda que o futuro da vacinação global deve incluir um papel estratégico da GAVI na introdução de novas vacinas, sobretudo contra doenças que continuam a afectar desproporcionalmente os países africanos e as populações mais vulneráveis, como a malária, tuberculose e dengue.


“A inovação deve caminhar lado a lado com a equidade”, afirmou. “África está pronta para ser uma parceira activa na investigação e na implementação dessas soluções de próxima geração”.

 
 
 

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page