top of page

GOVERNADOR DE LUANDA TESTEMUNHA ENTREGA DE 350 KITS DE EMPREENDEDORISMO A COOPERATIVAS DE VIANA

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 25 de ago.
  • 2 min de leitura

Por: Ernesto João | Portal Destaques.ao


O Governador da Província de Luanda, Luís Manuel da Fonseca Nunes, presidiu nesta segunda-feira, 25 de Agosto, a cerimónia de entrega de 350 kits de empreendedorismo a cooperativas do município de Viana.


Antes da entrega, o governador visitou a Cooperativa de Corte e Costura, Salão de Beleza e Lavandaria, localizada no bairro Boa Esperança. Nunes destacou a organização e a qualidade dos serviços prestados:


''Fiquei satisfeito pelo que vi. Aquele apoio foi diferente, pois além de equipamentos, também se deram instalações. É um exemplo a seguir. Nós estamos aqui para apoiar, servir a população e melhorar as condições de vida de todos. Principalmente a juventude, que deve compreender que nada cai do céu, é preciso lutar para que o amanhã seja melhor”, sublinhou.


Segundo o governador, 80% dos beneficiários são jovens que já receberam formação profissional, através de programas em parceria com o Ministério do Trabalho.


“Queremos que a juventude esteja ativa. Sentado em casa não se ganha a vida. São estas iniciativas que geram futuros empreendedores”, afirmou Luís Nunes.


O desporto também foi contemplado com kits de material para modalidades como boxe e outras práticas desportivas. O governador lembrou a importância da área, sobretudo após a conquista de Angola no Afrobasket 2025:


''O desporto não é apenas troféus, é também a imagem do país que passa para fora e envolve a juventude”, destacou.


Questionado sobre a via do Cemitério da Sanzala, Luís Nunes garantiu que o contrato já foi assinado e que as obras terão início em breve.


O Administrador Municipal, Demétrio António Brás de Sepúlveda, explicou que a iniciativa representa um investimento de cerca de mil milhões de kwanzas, beneficiando mais de mil pessoas organizadas em cooperativas de 5 a 10 membros cada.


“Identificámos jovens com inclinação para estas atividades, demos formação profissional e de empreendedorismo. Pretendemos acabar com a prática de recauchutagem nas avenidas e enquadrar os jovens em espaços organizados. Também demos atenção às famílias mais vulneráveis, integrando alguns jovens nestas cooperativas”, afirmou.


Éric Diança, vice-presidente da Associação “Delinquência Fora das Ruas”, agradeceu a entrega de kits de recauchutagem:


“Nós, jovens ex-reclusos, estamos felizes. Ainda não somos totalmente aceites na sociedade, mas este apoio vai alavancar a empregabilidade na nossa associação”.


Rosa Manuel, diretora municipal da Saúde de Viana, realizou uma feira de asseguramento no local, oferecendo serviços de medicina interna, estomatologia, psicologia, saúde materna, entre outros.


Sobre o surto de sarampo em Luanda, informou:


“Desde janeiro já registámos 280 casos e 3 óbitos. Continuamos com medidas de prevenção e vacinação. Nas últimas 24h tivemos dois internamentos por sarampo”.


A Cooperativa de Corte e Costura, Lavandaria, Salão de Beleza e Estética de Viana foi inaugurada a 24 de abril de 2025 pelo Administrador Municipal Demétrio António Brás de Sepúlveda. A entrega dos kits decorreu no bairro Belo Horizonte e incluiu equipamentos para áreas como desporto, cabeleireiro e recauchutagem.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page