DETIDO CIDADÃO QUE INCITAVA À VIOLÊNCIA CONTRA O GOVERNO EM PRONUNCIAMENTO PÚBLICO
- Portal Destaques
- 24 de jul.
- 1 min de leitura
Por: Ernesto João l Portal Destaques.ao
O Serviço de Investigação Criminal (SIC) anunciou, nesta quarta-feira, 23 de Julho, a detenção do cidadão nacional Venâncio Gondo Lucungo, de 36 anos, solteiro, auto-proclamado "principado" e suposto representante de autoridades tradicionais.
A detenção foi realizada em cumprimento de um Mandado emitido pelo Ministério Público, na sequência de indícios fortes da prática dos crimes de:
Rebelião
Instigação Pública ao Crime
Apologia Pública ao Crime
Provocação à Guerra ou Represálias
De acordo com o Superintendente-Chefe Manuel Halaiwa, porta-voz do SIC-Geral, os factos em causa estão relacionados com um pronunciamento público, feito durante um acto de massas e amplamente difundido nas redes sociais, no qual o cidadão detido incita a população a pegar em armas de fogo e armas brancas para se rebelar contra o Governo.
Pelas declarações e pela gravidade dos actos, foi instaurado o competente processo-crime, culminando com a sua detenção. Após o cumprimento das formalidades legais, o cidadão será presente ao Ministério Público para os trâmites subsequentes.
O SIC aproveita para reiterar o apelo à população, no sentido de não usar actos públicos para disseminar mensagens de ódio ou incitação à violência, advertindo que tais condutas não serão toleradas pelos órgãos de investigação e justiça.











Comentários