CHEIRO NAUSEABUNDO PREOCUPA MORADORES DE CACUACO
- Portal Destaques
- 2 de jun.
- 2 min de leitura
Por: Ernesto João
Moradores do Bairro Mundial, conhecido como "nas peixeiras", no Município de Cacuaco, em Luanda, manifestam preocupação com o forte mau cheiro causado pelo acúmulo de lixo nas imediações do famoso mercado das peixeiras.
O Portal Destaques.ao esteve no local nesta segunda-feira, 2 de junho, para verificar a situação e ouvir os relatos dos residentes, num contexto em que Angola enfrenta um surto de cólera que já contabiliza quase 24.000 casos e 718 mortes desde janeiro.
Daniel, morador da zona, relatou estar adoentado e apelou à intervenção das autoridades:
"Não estamos a aguentar com o mau cheiro", lamentou.
O Administrador do Mercado do Mundial, em Cacuaco, Salakiaku Miguel, reconheceu a existência do lixo acumulado, mas afirmou que a responsabilidade não é da sua alçada:
"De facto, há lixo junto ao mercado. Esse lixo é provocado pelos moradores da zona da favela, porque aqui no mercado temos uma equipa de 10 jovens que faz a limpeza regularmente. Como podes ver, o mercado está limpo. Existem situações que são da nossa competência e outras que cabem ao Município, como é o caso deste lixo amontoado", explicou.
Segundo Salakiaku Miguel, o mercado só é responsável pelos resíduos produzidos pelos comerciantes, e não pelos que vêm do bairro:
"Essa zona da favela é habitada, em grande parte, por pessoas vulneráveis. A ausência de contentores contribui para o acúmulo de lixo. Além disso, por se tratar de uma área costeira, parte do lixo também vem do mar. A Administração Municipal de Cacuaco tem feito o trabalho de remoção, embora não seja de forma diária", concluiu.
Tentamos contactar o Administrador Municipal de Cacuaco, Fernando Francisco João, mas até ao momento não obtivemos resposta.
Comments