CASA BRANCA RETIRA CREDENCIAL DE JORNALISTA ANGOLANA POR ALEGADA LIGAÇÃO AO GOVERNO DE LUANDA
- Portal Destaques
- 8 de set.
- 1 min de leitura
Por: Redacção l Portal Destaques.ao
A jornalista angolana Hariana Salete Domingos da Silva Verás Victória, até recentemente correspondente acreditada junto da Casa Branca, viu o seu acesso suspenso pelas autoridades norte-americanas.
De acordo com o portal Club-K, a medida resulta de alegadas violações às normas de transparência institucional e imparcialidade editorial, após investigações indicarem que Hariana estaria a atuar em nome dos interesses do Governo de Angola, contrariando os princípios éticos exigidos a jornalistas internacionais.
Hariana Verás conquistara o prestigiado “Hard Pass” em março de 2021, credencial que garante acesso ilimitado às instalações da Casa Branca, incluindo a sala de imprensa e áreas reservadas. Para a obter, passou por um rigoroso processo de três anos de avaliação conduzido pelo gabinete de imprensa da Presidência dos EUA e pelos Serviços Secretos norte-americanos, tendo o seu trabalho sido acompanhado desde 2018.
Nos últimos anos, durante conferências de imprensa, foi observada a formular perguntas que, segundo as autoridades, induziam os presidentes norte-americanos a elogiar o Presidente João Lourenço e o Governo de Angola.
O episódio decisivo ocorreu a 28 de junho de 2025, durante uma cerimónia na Sala Oval, em que o Presidente Donald Trump mediava um pré-acordo entre a República Democrática do Congo (RDC) e o Ruanda, processo no qual João Lourenço desempenhava papel de mediador regional.











Comentários