A Organização das Nações Unidas confirmou hoje um atraso em objectivos estratégicos como a eliminação da fome e da pobreza na publicação de seu Relatório Anual sobre Desenvolvimento Sustentável, informa a Prensa Latina

O texto assegura que nenhum dos 17 Objectivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Agenda 2030 está no bom caminho para ser alcançado até 2030, mas, pelo contrário, a maioria dos objectivos mostra um progresso limitado ou uma reversão.
Entre outros aspectos, a análise considera causas como o baixo financiamento, o aumento das tensões geopolíticas, bem como o impacto recente da pandemia da Covid-19.
Ao mesmo tempo, o relatório avaliou a disposição dos países em cooperar globalmente através das instituições da ONU, lista onde os Estados Unidos ocupavam o último lugar.
“A grande maioria dos países apoia a colaboração, mas há uma série de grandes potências que não seguem as regras do jogo”, disse Guillaume Lafortune, vice-presidente da Rede de Soluções para o Desenvolvimento Sustentável das Nações Unidas.
Segundo o autor principal do relatório, o documento confirma que, mesmo antes de a pandemia chegar, o progresso já era demasiado lento.
Entre outros aspectos de pouco progresso, o texto considera o combate à fome, a criação de cidades sustentáveis e a protecção da biodiversidade na terra e na água como objectivos específicos de fraqueza.
Entretanto, outros ODS, como a liberdade de imprensa, também registaram uma inversão de progresso.
Em resposta, o relatório apelou a um maior apoio aos países em desenvolvimento que necessitam de maior acesso ao financiamento internacional para encorajar instituições como as agências de crédito a terem em conta o bem-estar ambiental e económico a longo prazo de um país, em vez de apenas a sua liquidez a curto prazo.
Comments