top of page

AGENTE do SIC CONDENADO A 24 ANOS POR MATAR COLEGA POR 10 Mil KWANZAS DE GRATIFICAÇÃO

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 10 de out.
  • 2 min de leitura

Por: Redacção l Portal Destaques.ao


O Tribunal Militar da Região de Luanda condenou, nesta quinta-feira, 9 de outubro, um agente de 2.ª classe do Serviço de Investigação Criminal (SIC), de 40 anos, a 24 anos de prisão e à expulsão da corporação, por ter assassinado a tiro um colega de trabalho, em outubro de 2024, após uma discussão relacionada com 10 mil kwanzas oferecidos como gratificação.


Além da pena de prisão, o agente foi também condenado a pagar uma indemnização de 5 milhões de kwanzas à família da vítima.


De acordo com a acusação, tudo começou quando um cidadão estrangeiro, amigo do agora condenado, solicitou sua intervenção num suposto caso de roubo de motorizada. Contudo, o conflito foi resolvido entre as partes antes mesmo da chegada dos agentes do SIC ao local.


Apesar disso, o cidadão, satisfeito com a presença dos agentes — incluindo a vítima — decidiu, por iniciativa própria, oferecer 10 mil kwanzas a cada um, como forma de agradecimento. O arguido, que não estava presente no momento da entrega, soube da gratificação posteriormente, através de uma chamada do colega assassinado.


Insatisfeito, o agente ligou ao estrangeiro, que confirmou que ainda guardava 10 mil kwanzas para lhe entregar pessoalmente no dia seguinte. Mesmo assim, o arguido convocou o colega para a esquadra e tentou obrigá-lo a entregar os 10 mil kwanzas que havia recebido, o que foi recusado pela vítima.


Enfurecido, o agente sacou a pistola e ameaçou matá-lo, na presença de outros colegas. A vítima, acreditando tratar-se de uma intimidação, não cedeu. O agressor então disparou contra a cabeça do colega, causando-lhe morte imediata.


O julgamento decorreu nas instalações do SIC-Geral, em Cacuaco, com o objetivo de servir de exemplo para os demais agentes, reforçando a importância da responsabilização disciplinar e criminal no seio da corporação.

Comentários

Avaliado com 0 de 5 estrelas.
Ainda sem avaliações

Adicione uma avaliação
bottom of page