top of page

MINISTÉRIO DO INTERIOR: OUTRO PROBLEMA DE COMUNICAÇÃO

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 20 de mai.
  • 2 min de leitura

Por: Carlos Alberto


O ministro do Interior, Manuel Homem, escreveu hoje, 20, na sua página do facebook, que "de acordo com os dados balanceados no Conselho Consultivo Operativo, os indicadores de segurança pública no país são estáveis e com clima de bastante sossego, caracterizado pela redução dos casos de criminalidade e a redução das cifras dos crimes com alguma violência".


Postou fotos suas, principalmente, e da reunião.


Na página do Ministério do Interior, publicou-se ter havido uma "REUNIÃO MENSAL DO CONSELHO CONSULTIVO OPERATIVO" que avaliou a segurança pública e os preparativos do 46.º aniversário do MININT. Postaram também fotos dessa reunião e do ministro a presidir-lhe.


Numa altura em que vemos a criminalidade a subir todos os dias - só na Cadeia de Viana, entram em todas as semanas mais de 100 jovens detidos provenientes dos comandos municipais (repito: em todas as semanas, segunda, quarta e sexta, rigorosamente; quem quiser pode lá ir confirmar amanhã, quarta, e sexta) -, números que só aumentam não diminuem.


Como é que num ápice já há "indicadores estáveis"? E "indicadores estáveis" significa o quê?


No Estabelecimento Penitenciário de Viana, há, nesta altura, quase 5 mil presos (detidos e condenados). E as minhas fontes garantem que os números não baixaram, pelo contrário, aumentam em todas as semanas.


De onde saíram as "cifras estáveis" da Segurança Pública mencionadas (sem números, estranhamente) pelo ministro do Interior?


Comunicar é dizer que está tudo bem, o país está no bom caminho ou mostrar o balanço (com números) da sua actividade? Prestar contas não é mostrar números da actividade que dirige?


Qual o papel de um servidor público? É mostrar o fato e a gravata, na página do facebook, e dizer que tudo está bem ou fazer um balanço exaustivo do seu pelouro?


Como os cidadãos vão considerar um político sério se não apresenta publicamente o balanço da sua actividade?


Um Governo quer ser considerado sério se não comunica de forma profissional?


Como é que o cidadão vai ter certeza de que houve de facto diminuição de crimes se as cifras não foram publicadas em comparação com o período homólogo?

Isto é comunicar ou arranjar mais ruídos desnecessários contra a imagem do partido que governa o país?


Se a ideia é afundar o MPLA, com comunicações populistas, a comunicação do ministro do Interior e do MININT estão no bom caminho.

Comentarios

Obtuvo 0 de 5 estrellas.
Aún no hay calificaciones

Agrega una calificación
bottom of page