top of page

LUANDA ART FAIR 2025 CELEBRA OS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA COM ARTE, HISTÓRIA E INOVAÇÃO

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • há 4 dias
  • 2 min de leitura

LUANDA ART FAIR 2025 CELEBRA OS 50 ANOS DE INDEPENDÊNCIA DE ANGOLA COM ARTE, HISTÓRIA E INOVAÇÃO


Por: Ernesto João


A produtora de eventos artísticos Maia Tanner realiza a 2ª edição da Africell Luanda Feira de Arte (Luanda Art Fair), reforçando o compromisso com a promoção da arte contemporânea em Angola. Após uma estreia marcante em 2024, o evento regressa de 25 a 28 de junho de 2025, ocupando novamente o emblemático Palácio de Ferro, no coração da capital.


O lançamento oficial da feira teve lugar na tarde desta terça-feira, 10 de junho, durante uma conferência de imprensa no próprio Palácio de Ferro.


Este ano, a feira ganha ainda mais dimensão e profundidade, não apenas no número de expositores — agora com seis galerias comerciais (uma a mais que na edição anterior) — mas também com a inclusão de quatro novos espaços artísticos, entre eles um coletivo vindo de Kinshasa. O evento expande o olhar para o continente africano, mantendo o foco na produção artística angolana.


Com o tema “50 Anos de Independência de Angola”, a feira transforma-se numa homenagem vibrante à história, resiliência, identidade e futuro do país. Serão quatro dias de programação intensa e cuidadosamente curada, com exposições, visitas guiadas, performances, arte ao vivo, mesas-redondas e eventos de networking. O objetivo é reunir artistas, galeristas, curadores, colecionadores, empresários e amantes da arte, tanto de Angola como do exterior.


Um dos destaques da programação será a exposição individual do artista Kwame Sousa, uma das vozes mais expressivas da arte contemporânea de São Tomé e Príncipe, conforme revelou o diretor-geral da Maia Tanner, Dominick Maia Tanner.


O evento conta com o apoio essencial da Africell e da Africell Impact Foundation, além do suporte do Ministério da Cultura, do Governo da Província de Luanda e da Administração Municipal da Ingombota. Trata-se de uma celebração do poder transformador da arte e da sua capacidade de refletir e redefinir a cultura angolana.


Dinamene Chongolola, gestora de comunicação da Africell, sublinhou o compromisso da fundação com o desenvolvimento social:


“Através da Africell Impact Foundation, vamos continuar a trabalhar em áreas como o desporto e bem-estar, a educação, e claro, a arte e cultura”, afirmou.


Para João Vigário, diretor do Palácio de Ferro, a Luanda Art Fair é mais do que um evento artístico: “esta feira está a ajudar a redefinir a forma como a arte angolana é vista dentro e fora do país.”


A Africell Luanda Feira de Arte estará aberta ao público de forma gratuita no dia 28 de junho, das 10h às 22h.

Comments

Rated 0 out of 5 stars.
No ratings yet

Add a rating
bottom of page