
APÓS SUPERAR CONSTRANGIMENTOS, INSTITUTO PINGOS DE ALVOREDOS ENTREGA CERTIFICADOS AOS FINALISTAS DE 2024/2025
- Portal Destaques
- 31 de mai.
- 2 min de leitura
O Instituto Técnico Privado de Saúde Pingos de Alvoredos, localizado no município do Calumbo, província de Icolo e Bengo, procedeu nesta sexta-feira, 5 de Junho, à entrega dos certificados aos estudantes finalistas do ano lectivo 2024/2025, numa cerimónia realizada nas instalações da instituição.
Por: Redacção | Portal Destaques.ao
Antes da entrega dos documentos, a directora da instituição, Violina Mota, esclareceu em conferência de imprensa os motivos que estiveram na base do atraso na emissão dos certificados.
Segundo a responsável, a escola enfrentou sérios constrangimentos após um alegado assalto protagonizado por um antigo colaborador, situação que resultou na perda temporária de arquivos indispensáveis para a elaboração dos certificados.
“A instituição foi assaltada e ficámos sem arquivos. Durante este período estivemos a reorganizar toda a documentação e, graças a Deus, já temos todos os documentos em nossa posse”, explicou.
Violina Mota revelou que, após o incidente, a equipa administrativa foi obrigada a reconstruir todo o histórico académico dos estudantes finalistas, refazendo manualmente documentos referentes aos quatro anos de formação, desde a 10.ª até à 13.ª classe.
“Os encarregados não têm noção da complexidade deste trabalho. Tivemos de elaborar mini-pautas e pautas de quatro anos consecutivos, um processo que não se faz em apenas algumas semanas. Trabalhámos aos sábados e domingos para recuperar toda a informação necessária”, afirmou.
A directora aproveitou a ocasião para rejeitar as acusações de burla que circularam durante o período de atraso.
“Hoje estamos a apresentar provas de que não somos burladores e nunca recebemos 200 mil kwanzas de nenhum aluno em troca de certificados”, garantiu.
Nesta primeira fase, a instituição entregou simbolicamente 10 certificados a estudantes que já regularizaram a sua situação administrativa, sendo cinco do curso de Análises Clínicas e cinco do curso de Enfermagem.
Os restantes finalistas poderão levantar os seus certificados assim que regularizarem pendências relacionadas com propinas, certificados, pré-projectos, projectos finais, tutores e exames práticos.
De acordo com a directora, cerca de 70% dos finalistas ainda possuem dívidas junto da instituição. Apesar disso, a escola assegurou a participação dos estudantes nos exames práticos, assumindo temporariamente os respectivos custos.
No final da sua intervenção, Violina Mota pediu desculpas pelo atraso registado e garantiu que a situação não voltará a repetir-se.
“O gatuno não pode passar na nossa vida duas vezes, mas apenas uma”, concluiu.
Ana António, estudante do curso de Análises Clínicas em representação dos finalistas da instituição, reconheceu que o processo foi difícil devido ao prolongado atraso na entrega dos certificados.
“Foi uma situação complicada, porque se chegássemos ao mês de Julho completaríamos um ano sem os certificados. Recorremos a vários caminhos para tentar obter os documentos, mas graças a Deus consegui receber o meu certificado”, afirmou.
A estudante destacou ainda que a obtenção do documento representa um passo importante para o exercício da sua profissão.
“Sou uma profissional de saúde e, daqui para a frente, tenho de lutar para conseguir adquirir a minha carteira profissional, de modo que me habilite a ingressar numa unidade sanitária”, disse.
Ana António fez igualmente questão de esclarecer que não existem conflitos entre os estudantes e a direcção da instituição.
“Não temos desavenças com nenhum membro da direcção nem com os colegas”, concluiu.





Comentários