top of page

ESCALADA MILITAR: ISRAEL ATACA CENTRAL NUCLEAR E IRÃO LANÇA MÍSSEIS EM RETALIAÇÃO

  • Foto do escritor: Portal Destaques
    Portal Destaques
  • 18 de jun.
  • 2 min de leitura



Por: Redacção


A Agência Internacional de Energia Atómica (AIEA) confirmou, nesta terça-feira, 17 de junho, que identificou impactos diretos nas salas subterrâneas da central nuclear iraniana de Natanz, após ataques aéreos levados a cabo por Israel.


Inicialmente, a agência da ONU havia relatado apenas danos em edifícios de superfície. No entanto, uma nova avaliação com base em imagens de satélite de alta resolução revelou destruição mais profunda nas instalações nucleares.


O director-geral da AIEA, Rafael Grossi, mostrou-se alarmado com o agravamento do conflito:


“Pela segunda vez em três anos, estamos a assistir a um confronto dramático entre dois Estados-membros da AIEA, com instalações nucleares sob ataque e riscos sérios à segurança nuclear.”


A central de Natanz é um dos principais centros de enriquecimento de urânio do Irão, com mais de 10 mil centrífugas que elevam o urânio a 60% de pureza, muito acima do limite de 3,67% definido no acordo nuclear de 2015. Segundo Teerão, o programa é exclusivamente civil e pacífico, rejeitando qualquer intenção militar.


A força aérea israelita confirmou, na segunda-feira, novos ataques aéreos no Oeste do Irão, visando instalações de mísseis superfície-superfície, como parte de uma ofensiva que começou na última sexta-feira. As operações atingiram:


Sistemas de defesa aérea


Armazéns de mísseis balísticos


Instalações nucleares em Natanz, Isfahan e Fordo


Estes ataques provocaram centenas de mortos, incluindo altos comandantes militares e cientistas nucleares iranianos.


Em resposta, o Irão lançou dezenas de mísseis e drones contra várias cidades de Israel, provocando mais de duas dezenas de mortes.


No quinto dia consecutivo de confrontos, os Guardas da Revolução Islâmica afirmaram ter atingido um centro da Mossad, em Telavive, alegando ter incendiado as instalações:


“Atingimos o centro de informação militar do regime sionista (Aman) e o centro de planeamento de operações terroristas da Mossad,” declararam os Guardiães através da televisão estatal iraniana.


O ambiente regional permanece extremamente tenso, com risco crescente de escalada militar generalizada, envolvendo actores regionais e internacionais.

Kommentare

Mit 0 von 5 Sternen bewertet.
Noch keine Ratings

Rating hinzufügen
bottom of page