O governo da província do Huambo tem vindo a trabalhar para melhorar as vias de acesso e facilitar o escoamento dos produtos do campo para os grandes centros de consumo do País.
Em declarações à Imprensa esta quarta-feira (9), o empresário Bernardino Eduardo Francisco, que actua na área da agricultura e pecuária, destacou que no âmbito do Programa Integrado de Desenvolvimento do Comércio Rural, a sua empresa foi beneficiada com uma carrinhas do tipo 4×4, com capacidade para transportar 6,5 toneladas.
Disse que os produtos produzidos no Huambo têm merecido interesse de países vizinhos, tendo adiantado que parte da produção são comercializados na república democrática do Congo.
Apelou ao ministério da agricultura a prestar maior atenção aos operadores que comercializam fertilizantes com preços exorbitantes, dificultando a produção de alimentos.
Já o empresário Sabino Pongolola , que desenvolve trabalhos na Agroindústria, destacou a necessidade de haver maior celeridade no acesso ao crédito por parte dos bancos comerciais, “ ainda não tive a oportunidade de solicitar um crédito, acredito que o farei para concluir a fábrica de produção de óleo alimentar, mas gostava que o processo não fosse demorado” afirmou.
Adiantou que a fábrica de produção de óleo alimentar arranca no próximo ano, e que estão a incentivar os agricultores locais a produção do girassol, matéria prima para a produção de óleo.
Comments