O Projecto Cidadão Digital da EMIS, em parceria com o Movimento de Apoio Solidário de Angola (MOVANGOLA), promoveram nesta terça-feira (19), uma importante formação sobre Cidadania Digital e Literacia Financeira para os funcionários da Administração Municipal de Caimbambo, na província de Benguela.
Durante a formação, foram abordados temas como o uso responsável das tecnologias digitais, a segurança online e a protecção de dados pessoais, aspectos fundamentais no contexto actual em que a transformação digital desempenha um papel crescente nas instituições e no dia a dia da população.
Os formadores enfatizaram que o conhecimento das ferramentas digitais não apenas facilita o acesso a serviços públicos e privados, mas também contribui para o empoderamento dos cidadãos, que podem exercer seus direitos e deveres de maneira mais eficiente e consigam evitar burlas e fraudes.
Segundo o coordenador do Projecto Cidadão Digital na província de Benguela, Hélder Fernando, iniciativas como esta são fundamentais para a construção de uma sociedade mais inclusiva, em que a cidadania digital e a educação financeira sejam ferramentas de transformação e progresso.
A formação foi mais um passo para a disseminação do conhecimento e o fortalecimento da capacidade dos servidores públicos em lidar com os desafios da era digital.
O projecto CIDADÃO DIGITAL, segundo a TheBridgeGlobal, empresa implementadora da iniciativa já alcançou mais de 560 mil pessoas em Luanda, Benguela e Huambo, promovendo a utilização segura dos canais digitais e a segurança financeira digital.
Comentários