Com propósito de prevenir os funcionários de burlas e fraudes, a EMIS e o MIREMPET realizaram, na última sexta-feira, 19 de Julho, um seminário de capacitação sobre os cuidados a ter nas operações de pagamentos nos equipamentos ATM, TPA e páginas de venda online, no âmbito do projecto Cidadão Digital.
Durante o ciclo formativo Henda Agostinho, Chefe de Departamento de Formação e Avaliação de Desempenho, visou igualmente facilitar e contribuir com a educação sobre cidadania digital dos funcionários e espera-se que apliquem no dia a dia e diminuam as queixas de burlas.
Para Flávio Saúde, participante do seminário, o conteúdo ministrado foi “bastante proveitoso e permitiu aprender a prevenir-se no manuseamento dos vários serviços da Rede Multicaixa.
Destacou que sempre que um indivíduo usar um ATM deve-se ter em atenção as pessoas ao redor e preservar ao máximo o código pessoal do cartão. “No caso de efectuar operação de pagamento num TPA deve sempre cobrir o aparelho ao digitar o código”, reforçou o técnico do Departamento da Contratação Pública.
Para Margarida Monteiro, a palestra possibilitou aprender mais medidas de segurança no campo digital. “Por exemplo, nunca mais vou deitar ao lixo o talão de levantamento ou consulta do ATM, para não correr o risco de ter a minha conta hackeada e os meus dados expostos e poderem ser usados por malfeitores que procuram estes talões”.
A Chefe de Departamento de Gestão Financeira da Secretaria Geral acrescentou que devemos destruir os cartões multicaixas depois de expirados, porque destes cartões ainda é possível extrair os dados do utilizador.
"Agora terei maior cuidado de verificar e certificar as páginas de venda online antes de efectuar qualquer compra” testemunhou Anselma Cassequele, Técnica do Gabinete do Intercâmbio, à saída da palestra que contou com a participação de mais de cinquenta funcionários.
Lembrar que até ao momento foram sensibilizadas em Luanda e Benguela mais de 460 mil cidadãos no âmbito do Projecto Cidadão Digital desenvolvido pela EMIS.
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