Por: Manuel Augusto
O bairro Vila Flor B, situado no município do Kilamba, tem se tornado palco de constantes assaltos que afligem os moradores e geram um sentimento de insegurança generalizada.
Em declarações à reportagem do portal de Notícias Destaques.ao os moradores revelaram que nos últimos tempos tem se registrado uma onda crescente de crimes, com destaque para furtos e roubos a mão armada, que acontecem a qualquer hora do dia e da noite, aterrorizando as famílias e perturbando a tranquilidade da comunidade.
Os moradores dizem sentir- se abandonados
e sem respostas efectivas por parte da Polícia Nacional em particular da ENGEVIA.
De acordo com os munícipes, a presença policial na região é extremamente rara, e quando ocorre, é insuficiente para combater a criminalidade.
Além da escassez de policiamento, os residentes mencionam a demora em obter respostas para os casos registrados. Alguns assaltos são comunicados às autoridades, mas os resultados são pouco efectivos, fazendo com que a maior parte dos marginais continuem impunes.
Lembrar que o Distrito da Vila Flor tem 87 km2, possui 20 bairros, com vias de acesso bastante difícil, falta de iluminação pública, falta de escolas, centro de saúde, centros recreativos e de lazer para os jovens, falta de emprego e ocupação da juventude.
O Distrito Urbano da Vila Flor, com a extensão que possui, tem, apenas, uma esquadra para atender mais de 180.000 habitantes, com um rácio populacional de 1 polícia para mais de 3.000 habitantes.
A nossa equipa de reportagem contactou uma fonte bem posicionada na esquadra da Engevia que não aceitou gravar entrevista por não ter autorização mas revelou que esquadra da Vila Flor tem feito o seu trabalho com patrulhamento no interior dos bairros, pese embora com todas as dificuldades.
“ Temos feito policiamento de proximidade junto a população e, graças a colaboração existente entre a Polícia/cidadão temos a situação da criminalidade reduzida. Trabalhamos com as comissões de moradores e não só e temos tido êxitos porque as denúncias tem aumentado, embora não atingimos ainda o nível que se deseja” disse.
A fonte que vimos citando disse que a questão urbana não ajuda muito no trabalho da Polícia Nacional, tendo em conta as casas abandonadas, matagal, quintas abandonadas que facilitam o esconderijo dos malfeitores e não só.
“Mas posso garantir-lhe que, fruto do trabalho da polícia, os índices criminais hoje, não são tão altos comparados a 2 anos atrás, a título de exemplo, há 2 anos a população sempre que apanhasse um elemento a roubar, linchavam o meliante. Fruto dos encontros que a Polícia tem mantido com a população essa realidade hoje é bastante diferente, porque elucidamos a população que fazer justiça por mãos próprias é crime e, hoje a população denúncia a Polícia sempre que um meliante é apanhado” garantiu.
Finalizou dizendo que a corporação local vai continuar a dar o seu melhor para garantir segurança a comunidade da Vila Flor.
Comments