ADMINISTRAÇÃO MUNICIPAL DE CALUMBO ASSEGURA APOIO POLICIAL NAS RUAS DA DIRA E DA SAGRES
- Portal Destaques
- 24 de mai.
- 3 min de leitura
POR: Ernesto João
Miguel de Almeida, Administrador Municipal do Calumbo reuniu, nesta sexta-feira, 23, com os agentes económicos da Rua da Dira, no Zango III, no referido município da Província do Icolo e Bengo.
O evento contou com as presenças de várias entidades, a destacar o Administrador Municipal Adjunto para Área Política, Social e da Comunidade do Calumbo, directores municipais e chefes de secções. Na ocasião, o Administrador do Calumbo, Miguel de Almeida fez saber que, o encontro produziu um conjunto de medidas que administração de Calumbo vai tomar, e bem como os moradores e os comerciantes vão estar integrados na implementação das medidas. A poluição sonora, ficou orientado que, os estabelecimentos de convívios, como discotecas e restaurantes, devem por si só ter o seu ambiente.
''Aquelas que têm uma espécie de discoteca vão trabalhar internamente para a proteção do som e não propagar o som de modo a poluir o ambiente dos vizinhos'' referiu.
Com relação ao lixo, ficou definido que, as cooperativas criadas pelos jovens vão estabelecer contratos com os comerciantes para que o lixo produzido na actividade comercial seja recolhido por essas cooperativas. Miguel de Almeida salientou, também, que o lixo produzido pelos moradores vai continuar a ser recolhido pelo serviço por via de recolha de limpeza que administração vai fazer através da empresa contratada pelo efeito.
No diz respeito ao melhoramento da segurança no investimento de meios rolantes para que a polícia possa actuar no momento do crime, o administrador ofereceu duas motorizadas que vão se fixar nas ruas da Dira e da sagres.
''Nós vamos melhorar a mobilidade da polícia, vamos melhorar no fornecimento de logístico de alimentar dos agentes da polícia em serviço nessas ruas da dira e da sagres, bem como também melhorar a iluminação pública para que se possa fazer um patrulhamento regular para inibir cometimento de crimes''.
Relativamente a problemática da prostituição, a polícia está gizar um conjunto de medidas para uma actuação permanente de tal maneira que toda a promiscuidade em torno dessa problemática não se faça sentir a nível da dira.
Administração municipal vai trabalhar para recuperar os espaços verdes aumentar a arborização e definição de locais no sentido de se colocar os contentores para a recolha de lixo.
Sobre o estacionamento, o responsável assegurou que, ''nós aqui por uma questão de ausência de espaços estamos a pedir o apelo do envolvimento do privado, temos aqui titulares de terrenos que estão sem aproveitamento a não ser a vedação e há uma oportunidade desses proprietários poderem criar parques de estacionamento privado no sentido de que quem vem conviver tem onde deixar a sua viatura de forma segura e pagar uma taxa dando renda para o proprietário''.
''Nós acreditamos que, tudo quanto dissemos vamos colocar em prática e há um interesse grande, não só da administração como os próprios comerciantes em cooperar que a dira seja assim um ponto turístico obrigatório pode vender a nossa gastronomia, pode vender a música por via da dança, mas tudo de forma organizada e ordeira'', finalizou.
Miguel de Almeida anunciou para breve a realização da campanha de entrega de direito de superfície (Licença comercial para sair do mercado do comércio informal para formal, durante 1 mês, depois vai o acto de coação.
Luís Dias, Coordenador do Bairro da Dira louvou a ideia das medidas passadas pelo Administrador durante o encontro ''agradecemos muito e esperamos um futuro melhor''.
Comments