ÚLTIMO ADEUS A DIAMANTINO MUSSOKOLA: PARLAMENTO HOMENAGEIA UM DEFENSOR DA PAZ E DA HUMILDADE
- Portal Destaques
- 19 de jun.
- 2 min de leitura
Por: Redacção
A Assembleia Nacional prestou, esta semana, uma sentida homenagem ao deputado Diamantino Domingos Mussokola, falecido na passada sexta-feira, 13 de Junho, em Luanda, aos 54 anos de idade.
A sessão solene da 6.ª Reunião Plenária Ordinária da 3.ª Sessão Legislativa da V Legislatura iniciou com a observação de um minuto de silêncio em sua memória, marcando o início de uma série de tributos prestados ao malogrado parlamentar.
A presidente da Assembleia Nacional, Carolina Cerqueira, expressou profunda consternação em nome de todos os deputados e no seu próprio, através de uma nota de pesar que enaltece o legado deixado por Mussokola:
“Diamantino Domingos Mussokola deixa um legado de humildade, camaradagem e de ensinamentos que enriqueceram os debates políticos na Casa das Leis, face aos desafios da acção parlamentar.”
Carolina Cerqueira augurou ainda que o exemplo do deputado — de humildade, dedicação e firme defesa dos interesses do povo angolano — continue a inspirar os debates políticos com foco na convivência pacífica e no bem comum.
Os restos mortais do deputado serão sepultados neste domingo, no município do Andulo, província do Bié. Antes disso, no sábado, será realizada uma cerimónia de homenagem no Quartel do Estado-Maior General do Exército (Ex-RI20), em Luanda, com a presença da Assembleia Nacional, de titulares de órgãos de soberania, do governo provincial e de outras entidades.
📌 BREVE BIOGRAFIA
Diamantino Domingos Mussokola nasceu a 21 de Maio de 1971. Desde jovem, integrou os quadros da UNITA por influência dos seus progenitores, tendo desempenhado diversos cargos de relevo, incluindo o de Secretário Nacional para a Organização do partido.
Formado em Relações Internacionais e professor de profissão, era deputado à Assembleia Nacional desde a IV Legislatura. Na actual V Legislatura, tomou posse no dia 16 de Setembro de 2022, pelo Grupo Parlamentar da UNITA.
Durante o seu mandato, foi membro activo da Comissão de Relações Exteriores, Cooperação Internacional e Comunidades Angolanas no Estrangeiro (3.ª CTE) e integrou o Grupo Nacional de Acompanhamento ao Fórum Parlamentar da SADC (FP-SADC).
Comments